Sociedade Cultural e Religiosa Ilé Asé Bàbá Òlòrìgbìn

Turismo




Este livro faz parte da coleção Turismo da Editora Barlavento que anualmente publica uma obra sobre o assunto. Nesta edição, os autores - pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre o assunto - se debruçam sobre os caminhos do turismo no cenário após a pandemia de COVID-19, apresentando perspectivas, possibilidades e reinvenções impostas pela conjuntura. 




Este livro faz parte da coleção Turismo da Editora Barlavento que anualmente publica uma obra sobre o assunto. Nessa edição especial, que homenageia Miguel Ángel Troitiño Vinuesa. (1947 – 2020), o dinamismo da COVID-19 é retratado e  reflete os olhares lançados pelos pesquisadores ao turismo global, local e regional no contexto da primeira onda pandêmica. Os textos aqui publicados são, neste sentido, um esforço de pensar o turismo em tempos estranhos, repletos de luto, de medos e de incertezas.



Este livro faz parte da coleção Turismo da Editora Barlavento que anualmente publica uma obra sobre o assunto. O livro, lançado em 2021, resultou da compilação de trabalhos de pesquisadores oriundos  de diferentes universidades brasileiras que fazem parte de grupos de pesquisa nacionais e internacionais. 






Este livro faz parte da série Turismo da Editora Barlavento que anualmente publica uma obra sobre o assunto. O livro, lançado em 2020, resultou da compilação de trabalhos de pesquisadores oriundos  de diferentes universidades brasileiras que fazem parte de grupos de pesquisa nacionais e internacionais e discutem a questão do Turismo receptivo, trazendo como diferencial uma série de estudos sobre práticas recreativas e turísticas em favelas. Trata-se de uma contribuição relevante para área de Turismo que na atualidade enfrenta grandes dificuldades como resultado da grave crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19.







Este livro é uma coletânea de textos referentes ao estudo do fenômeno turístico como mecanismo de desenvolvimento regional e formação/ocupação de territórios em suas mais variadas expressões sociais, culturais, ambientais e econômicas. Com doze capítulos de autores da área, a obra versa sobre as múltiplas facetas da territorialidade do turismo, tanto em áreas urbanas, quanto áreas naturais protegidas, como destaque para modelos turístico consolidados no território brasileiro e no exterior, assim como sobre o processo de transformação dos lugares em cenários turísticos a serem consumidos.
LINK DO E-BOOK



O e-book Cultura, natureza e saberes na dinâmica territorial do turismo reúne quinze textos, nos quais se apresenta o turismo  a partir de diferentes maneiras de pensar, conceber e pôr em prática novas formas de desenvolvimento para o mesmo. Em articulação com as ideias de natureza, cultura e saberes locais, o turismo é analisado a partir de uma visão de conjunto, preconizando a necessidade do fortalecimento de ações locais e do seu potencial em se agregar as diversas redes organizacionais.






O presente e-book traz um conjunto consistente de contribuições ao entendimento do turismo comunitário, aos arranjos produtivos locais e aos  “meios sertanejos” brasileiros. São contribuições diversas, que aportam olhares distintos sobre as temáticas propostas para a  obra e certamente acrescentará muito conhecimento aos seus leitores e leitoras. Link para o E-book
Os interessados em adquirir a versão impressa da Obra, bastam acessar o LINK DO LIVRO



O presente e-book pretende aportar conhecimentos às temáticas relacionadas ao seu escopo, na medida em que converge olhares e experiências profissionais, reflexões teóricas e estudos de caso de todo o Brasil. Reúne alguns dos melhores trabalhos apresentados no VII Simpósio de Turismo Sertanejo, realizado entre os dias 05 e 08 de junho de 2013 em Ituiutaba (MG) pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Turismo, Espaço e Estratégias de Desenvolvimento Local do Curso de Geografia (Campus Pontal) da Universidade Federal de Uberlândia.  Link para o E-book



   

Neste e-book o autor apresenta uma análise crítica dos problemas gerados pelo turismo em Jijoca e Jericoacoara, mostra as transformações do município, embates sociais e contrapontos decorrentes de interesses da comunidade, de empresários e governos.  Link para o E-book
Os interessados em adquirir a versão impressa da Obra, bastam acessar o LINK DO LIVRO




Este e-book é um convite à mudança de atitudes dos consumidores turistas  no sentido de criar  uma sensibilidade coletiva para preservar o ambiente, respeitar a dignidade do outro e assegurar a nossa própria existência. Propõe também uma série de comportamentos pautados nos princípios da sustentabilidade e traz ilustrações importantes para a sensibilização de jovens  e estudantes.



Este livro foi lançado pela Editora Hucitec no ano de 1999, sendo o primeiro livro  sobre agroturismo publicado no Brasil e resume minha dissertação de mestrado do Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez, e temos a honra de disponibilizarmos a digitalização da obra.












     Neste e-book o autor demonstra que esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a Bacia Hidrográfica do Ribeirão São Vicente (Ituiutaba/MG), como forma de subsidiar propostas de desenvolvimento em escala local. Além de traçar o perfil populacional e de uso da terra, conheceu-se as estratégias econômicas da população local como forma de subsidiar posteriores propostas de diversificação econômica, a partir das potencialidades e viabilidades recreativas da área de estudo, por meio do incentivo ao turismo ecorrural, lazer rural e educação ambiental.

Link para o E-book






   A presente obra relata estudos realizados por pesquisadores brasileiros e cubanos, tendo como principal enfoque as cidades com o patrimônio-histórico protegido, tanto no Brasil quanto em Cuba. Trata-se de uma parceria de estudos entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidad de Granma. Esta parceria resultou na  produção de diversos artigos envolvendo os temas: Turismo, Patrimônio Histórico-Culrtural, Território e Desenvolvimento Local.

   Este trabajo reporta los estudios realizados por investigadores brasileños y cubanos, las principales ciudades de enfoque con el patrimonio protegido, tanto en Brasil como en Cuba. Se trata de una asociación de investigación entre la Universidad Federal de Uberlândia (UFU) y la Universidad de Granma. Esta asociación resultó en la producción de diversos artículos relacionados con temas de Turismo, Histórico-Cultural Patrimonio, Territorio y Desarrollo Local.

Link para o E-book






  





Essa obra trata do turismo de aventura e do ecoturismo na Chapada Ibiapaba, CE, com especial enfoque para o município de Tianguá, onde a prática do voo livre na localidade Vila Acarape já se encontra bastante amadurecida. Traz ainda uma análise de impactos socioespaciais da atividade turística e propostas para o espaço estudado. 

LINK DO E-BOOK










O presente livro traz um conjunto de artigos que discute o turismo e suas incidências nas dinâmicas locais, tendo como pano de fundo a natureza e o patrimônio cultural como atrativos. A obra reúne autores de diferentes estados brasileiros que relatam experiências peculiares, porém relevantes, além de algumas experiências internacionais.

Link do E-book















Muitas pessoas – não está quantificado – que viajam a trabalho procuram relaxar e compensar o estresse de uma jornada difícil com algum tipo de atividade, ou de diversão.  Às vezes, essa diversão acompanha a etimologia da palavra. Divergir, tomar um rumo diferente, fazer algo fora do rumo habitual. Uma dessas atividades divergentes é a procura por aventuras sexuais, como atestam enorme quantidade de obras de ficção, como filmes ou romances, e pesquisas científicas do que foi rotulado como “turismo sexual”. No universo aqui apresentado, a procura é por encontros entre homens que, sem abdicar da sua condição masculina, sem apresentar comportamentos não condizentes com essa condição, sentem prazer nas práticas sexuais homoeróticas.
O arcabouço teórico está sustentado no enfoque histórico da sexualidade feito por Foucault, no estudo da moralidade ocidental de Nietzsche, no conceito de estigma de Goffman, de divergencia social de Velho, da dominância da heterosexualidade enfocada por Chambers, assim como da educação temprana para essa heterossexualidade apontada por Gagnon. Mas, conforme o autor, sua maior sustentação teórica vem do conceito de desvio de Howard Becker, que lhe permite entender as evidências empíricas que apontam para uma sociabilidade paralela, seguido pelo conceito de “armário” trabalhado por Almeida. Outro referencial é a cidade, o meio urbano. Somente a cidade pode propiciar o anonimato. E aqui entram Milton Santos, com a caracterização da vida urbana, Maffesoli com seu conceito de “tribus”, e Park com o de regiões morais, espaços subjetivos das cidades. Também Benedict Anderson com seu conceito de comunidade imaginada.
Quanto à pesquisa de campo, como é de imaginar, foi um enorme desafio. Não foi fácil conseguir pessoas dispostas a conversar sobre o tema proposto. A estratégia de pesquisa foi lindeira com a investigação. Foi uma observação participante, inspirada nos trabalhos de Carmen Rial realizados em Paris nas décadas de 1980 e 1990, e acrescida dos elementos tecnológicos que permitem hoje outra flânerie, a virtual. LINK DO E-BOOK



Este livro foi lançado pela Editora Hucitec no ano de 1999 e essa é a sua terceira edição ainda mais completo, sendo o primeiro livro  sobre agroturismo publicado no Brasil e resume minha dissertação de mestrado do Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez, e temos a honra de disponibilizarmos a digitalização da obra. LINK PARA o E-BOOK.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário