Sociedade Cultural e Religiosa Ilé Asé Bàbá Òlòrìgbìn

Educação






O e-book reúne artigos que tratam de vivências e experiências comprometidas com uma Educação comprometida com a transformação social. Contando com autores e autoras de diversas insituições brasileras, está organizado em três eixos: Vivências e experiências em espaços escolares e não-escolares; Vivências e experiências em política e gestão da Educação e Vivências e experiências no período pandêmico.










Este e-book, organizado por Mical de Melo Marcelino, Renata Nogueira da Silva e Ishangly Juana da Silva, reúne artigos que relatam ou que têm origem na experiências de práticas decoloniais, abarcando questões relacionadas à educação para as relações étnico-raciais, à diversidade de gênero e cultural. Pretende, com isso, compartilhar com o leitor e a leitora possibilidades de (re)construção do conhecimento, numa perspectiva mais circular e afetiva.







Este livro é uma coletânea de textos produzidos por professores, graduandos e pós-graduandos de Licenciaturas e áreas afins de todo o Brasil. Traz uma série de estudos sobre Educação, resistência cidadã, inclusão, diversidade e afetividade no processo educativo, entre outros temas correlatos. É o resultado dos esforços dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Descolonialidade e Território (CNPq/UFU). O livro está disponível para download ilimitado e gratuito em formato e-book e no formato impresso, por meio do Clube dos Autores.

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Os seis eixos que compõem este e-book (Educação Inclusiva: Educação para as relações étnico-raciais; Educação de Jovens e Adultos; Educação, gênero e sexualidade; Educação e Direitos Humanos; Educação no/do campo) evidenciam a relevância e a necessidade de pesquisas que contribuam para a luta contra qualquer modo de desvalorização e opressão do outro. Nesse sentido, essa produção busca enaltecer o humano, em suas múltiplas possibilidades, de etnia/raça, gênero/sexualidade, particularidades cognitivas, sensoriais, físicas, culturas, dentre outras.






Assim como o volume 01, publicado em 2017, a presente coletânea resulta de um compilado de trabalhos de cunho extensionista desenvolvidos na região do Triângulo Mineiro, posto que reúne contribuições de pesquisadores de diferentes instituições de ensino. Os textos apresentados refletem a atuação de cada autor junto à área de concentração de seus estudos.







Este é o terceiro volume de uma coleção que se propõe a refletir sobre a educação brasileira contemporânea. Tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais de debates sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática pedagógica da escola na atualidade. Produzido por docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais, pretende pensar os transbordamentos possíveis entre diferentes mas importantes temáticas que permeiam nossa educação.











Este e-book reúne artigos que foram escritos por um grupo professores universitários e pesquisadores a partir de suas vivências e reflexões como docentes do “Curso de Especialização em Inclusão da Diversidade no Espaço Escolar”, ofertado pela então Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP-UFU), entre os anos de 2016 e 2017 e abordar temáticas importantes sobre inclusão da diversidade no espaço escolar, a partir de um panorama das controvérsias, desafios e perspectivas deste campo de saberes. Para além da fundamentação teórica, os textos apresentam argumentos provocadores do raciocínio crítico do leitor sobre métodos de promoção da inclusão social, de fato, por meio da educação. O tom instigador se dá pelo cuidado no qual os autores docentes tiveram em demonstrar o status atual, experiências e alcances das práticas, mas, também, quando detalham os pontos nevrálgicos das estratégias de inclusão, que ainda necessitam de mais pesquisas e aprimoramento das tecnologias pedagógicas. A expectativa é de que o livro seja adotado como ferramenta de promoção de debates, mas, também, como auxiliar no desenvolvimento de projetos interdisciplinares de ampla abrangência, na educação, saúde, política, cultura e outras manifestações humanas.






Essa obra constitui-se como uma espécie de mostra de atividades realizadas a partir de experiências de ensino realizadas em diversas áreas acadêmicas. Na organização da mesma, foram priorizadas as pesquisas e ações que consideram experiências em práticas educativas sob diferentes áreas do conhecimento, mas que, de modo geral, comumente apresentam a importância do ensino-aprendizagem, que é  componente é imprescindível para a formação acadêmica e profissional de sujeitos.








Este e-book resulta de um conjunto de reflexões decorrentes de pesquisas de mestrado e/ou doutorado e de práticas de docentes da educação básica e do ensino superior, orientadas para as temáticas de políticas educacionais de diferentes naturezas e formação de professores. Essas questões são de grande relevância no contexto atual, marcado por um tensionamento e por disputas entre os diferentes atores sociais sobre o perfil da escola, prioritariamente a pública, bem como o perfil dos professores e as temáticas que perpassam os currículos. Com essa organização, priorizamos as reflexões e debates sobre as políticas educacionais e formação de professores a partir de olhares distintos que fortalecem a temática da diversidade que é uma marca da sociedade contemporânea que precisa instrumentalizada no espaço escolar e não escolar, além do espaço acadêmico.






A presente obra resulta de um conjunto de relatos de experiências pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar e não escolar e reflexões sobre a utilização de tecnologias aplicadas à educação, por docentes da educação básica e do ensino superior. A sistematização dessas temáticas, bem como a sua publicidade ganham importância diante dos desafios postos pela educação na contemporaneidade. Transitando em  diversas temáticas relacionadas à educação, como gênero, relações ético-raciais, tecnologias, educação no/do campo, essa organização traz à público um conjunto de reflexões, a partir de áreas do conhecimento distintas, bem como contextos educacionais diversos.

























A construção deste livro incide na produção de estudos de pesquisadoras instigadas com a questão da Educação Especial e da educação inclusiva, discutindo como essa temática está inserida nas políticas públicas, na sociedade e nas práticas educativas. A garantia de um sistema educacional inclusivo é meta da inclusão plena como destacado em diversas políticas públicas. Lê-se, em diversos documentos a máxima sobre o direito à educação e a equidade e acessibilidade sendo a Educação Especial uma modalidade de ensino, assim, não se assenta como substitutiva ao direito das pessoas ao acesso ao ensino comum. A escola e as famílias precisam atentar para o cumprimento deste direito, porém questionamos: como a legislação se insere na prática, no cotidiano das escolas?
























Motivada pelas evidências empíricas advindas da atuação da autora como professora e vice-diretora da Rede Municipal de Ensino do município de Uberlândia-MG (RME/UDI), esta obra apresenta os resultados de uma investigação acerca da experiência de implementação da gestão democrática nas escolas desse município, no período de 2001 a 2004, por meio do Programa Escola Cidadã. Discute, assim, a consolidação da gestão democrática do ensino público e os limites e possibilidades no processo de democratização da educação, buscando relacionar aos contextos mais amplos da realidade nacional e global do desenvolvimento do modo de produção capitalista, a partir dos anos 1990. Por meio dessa investigação, a autora analisa, ainda, as concepções de democracia presentes no mundo atual e sua ascensão à condição de principal forma de organização política no mundo ocidental, nas políticas educacionais da década de 1990, no Programa Escola Cidadã e nas racionalidades dos sujeitos envolvidos, assim como seus desdobramentos e as implicações para a gestão democrática da educação.





























Esta obra procura discorrer a respeito de diversas temáticas relacionadas ao universo das infâncias: concepções de infâncias, história de um orfanato, construção de direitos, múltiplas linguagens, matemática, grupo e arte, desejo, Arte africana, nazismo e integralismo, afetividade, desigualdade, ludicidade, inclusão, políticas públicas, aprendizagem e desenvolvimento, futebol, avaliação, cinema, Hegel, currículo, leitura e escrita, mídias e organização do trabalho pedagógico. A partir dessas perspectivas, esse livro apresenta seus capítulos elaborados a partir da colaboração de pesquisadoras e pesquisadores de diversos temas relacionados à Infância e à Educação Infantil.


























Esta obra é fruto de de movimento teórico-prático e investigativo implementado em torno do Estágio Supervisionado e da Prática Educativa no curso de Pedagogia (ICHPO-UFU) e, neste espaço, se propõe a discutir e divulgar o resultado das propostas de encaminhamentos para os problemas vivenciados. O ebook conta com a participação de professores e estudantes do referido curso e ainda alunos de outras universidades que compõem também essas reflexões, pois,  em seus lócus de estudos e pesquisas, têm contribuído para o enriquecimento das discussões sobre as práticas pedagógicas na formação de professores e professoras nas escolas, à luz das reflexões teóricas.


             






O intuito desta obra foi apresentar estudos tecidos a partir de estágios supervisionados realizados em cursos de pedagogia e demais licenciaturas de universidade públicas brasileiras.
Considerando que a questão da prática educativa desenvolvida nos cursos de formação docente configura-se como um tema bastante debatido por estudiosos, evidenciando as distintas dimensões que emergem pesquisas e reflexões, o presente livro foi organizado a partir da colaboração de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, o que possibilita a obra uma perspectiva interdisciplinar de como o eixo da prática educativa tem sido contemplado em diferentes espaços educativos.

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Essa obra reúne estudos que envolvem o tema "Método Científico" no contexto histórico, social e da formação dos profissionais que trabalham com ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico metodológico que embasou este trabalho foi o das Representações Sociais, na perspectiva moscoviciana. Para Jodelet (2001), as representações são importantes na vida cotidiana, uma vez que nos orientam no modo de nomear e definir conjuntamente os distintos aspectos da realidade diária, no modo de interpretar esses aspectos, tomar decisões e nos posicionarmos frente a eles de forma defensiva. Em linhas gerais pretendemos contribuir com discussões e diálogos nessa área de conhecimento.    



























A presente coletânea é uma obra coletiva fruto de várias parcerias que foram sendo construídas ao longo de minha trajetória acadêmica dentro da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente quando o tema da Educação do Campo passou a fazer parte das minhas preocupações acadêmicas. Muitas vezes isolados em nossas unidades somos vozes destoantes, mas quando realizamos parcerias ganhamos um maior fôlego e estímulo, e conquistamos novos territórios do saber.
































O autor revela que a obra Educação Física e Felicidade: Lazer, inclusão social e práticas pedagógicas no sertão cearense é, sem sombra de dúvidas, a pluralidade de sonhos e de honestos sonhadores, que assim como eu, acreditam que sonhos são feitos para a gente realizar, proliferar, revisar automatismos que, não raro, são inimigos do ato intelectual e das boas sensações e é o encontro de saberes, a reunião de olhares, a mansidão entre o registro escrito e as palavras que nunca morrem. Portanto, deleitem-se com esta incrível leitura!







Este livro é o primeiro volume de uma coleção que se propõe a refletir sobre a educação brasileira contemporânea. Tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais de debates sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática pedagógica da escola na atualidade. Temas como bullying, inclusão, educação infantil, gestão e liderança, consumidor, uso das TICs, formação docente, letramento e alfabetização, bem como a presença do funk em práticas sociais, serão tratados nesse primeiro volume.  Para nós, docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais interessa pensar os transbordamentos possíveis entre diferentes mas importantes temáticas que permeiam nossa educação. Foi com esse intuito que esse livro foi escrito. É um prazer enorme poder compartilhar com você este livro, que foi organizado a fim de estimular pensamentos e diálogos sobre temas educacionais relevantes no contexto educacional atual.  Para os textos desta publicação, convidamos grandes educadores e pesquisadores de variadas universidades que estão envolvidos no processo educacional da universidade pública brasileira. São pessoas de diferentes áreas do conhecimento e, cada um, com sua percepção e a partir de seu terreno de origem, trouxe um olhar diferenciado e esclarecedor sobre nossas ações e uma série de questões tangentes. Te convidamos, portanto, para uma deriva pelas páginas, imagens e textos que se seguem.   
























Este livro é o primeiro volume de uma série que se propõe dar visibilidade aos projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos nos últimos 5 anos na maior escola pública municipal da zona urbana da cidade de Ituiutaba. Os projetos de pesquisa foram financiados pelos órgãos de fomento à  pesquisa de Minas Gerais. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. Vários projetos de pesquisa desenvolvidos na escola Municipal Machado de Assis de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, foram apoiados pela FAPEMIG. Os projetos de extensão foram financiados pelo PAEx, que é um programa da UEMG destinado a apoiar o desenvolvimento de Projetos de Extensão através da concessão de bolsas, conforme os subprogramas que o compõem. Temas como bullying, jogo didático, gêneros musicais, PiBID e suas ações, bem como a educação física no Ensino Médio serão tratados nesse primeiro volume. Os docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais da unidade Ituiutaba que desenvolvem os projetos de pesquisa e de extensão, são também docentes e supervisores educacionais da escola onde os projetos foram desenvolvidos. Esses educadores se interessam não só pensar os transbordamentos possíveis entre diferentes e importantes temáticas que permeiam nossa educação, mas também intervir na prática pedagógica. Os autores dos textos desta publicação, são competentes educadores que estão envolvidos não somente no processo educacional da universidade pública brasileira mas também na escola de educação básica. São pessoas de diferentes áreas do conhecimento e, cada um, com sua percepção e a partir de seu terreno de origem, trouxe um olhar diferenciado e esclarecedor sobre nossas ações e uma série de questões tangentes. Convidamos-te, portanto, para uma deriva pelas páginas, imagens e textos que se seguem. Como diretor da referida escola e apoiador de todos os projetos, convido você para uma deriva pelas páginas, imagens e textos que se seguem. 






















Este E-book traz em seu devir trabalhos de extensão desenvolvidos por três instituições distintas: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia (FACIP-UFU) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campi Ituiutaba e Uberlândia (IFTM-Ituiutaba e Uberlândia). Os textos apresentados refletem a atuação de cada autor junto à área de concentração de seus estudos. 
Nessa perspectiva, o livro está composto por 28 capítulos cujos temas estão relacionados a diversas áreas do conhecimento. O primeiro texto refere-se à temática Bullying, no qual são apresentadas as intervenções pedagógicas como instrumento modificador do comportamento social; o segundo apresenta uma abordagem sobre a Lei 9.605/98 (Crimes ambientais); e o terceiro refere-se à atividade de repovoamento do Córrego de Santa Rita.





A construção desta obra advém da preocupação com a continuidade de estudos e debates acerca da temática prática educativa e estágio supervisionado em cursos de pedagogia e demais licenciaturas. O objetivo desta produção é problematizar o processo de formação docente e o eixo de prática educativa, no sentido de identificar limites e possibilidades da trajetória de construção da identidade profissional. Refletir sobre essa trajetória faz com que percebamos a importância prática educativa e estágio supervisionado, e reconheçamos sua contribuição no processo de articulação teoria/prática, a partir de um conjunto de experiências e debates aqui apresentados.





Uma discussão significativa sobre a docência e a gestão no contexto educacional exige um aprofundamento de estudos que envolvam história, políticas e práticas pedagógicas. A educação necessita de constantes reflexões e práticas que permitam conhecer e reconhecer as transformações cotidianas do cenário escolar e não escolar; nesse sentido, esta obra apresenta capítulos construídos a partir da colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de diversas temáticas. Os olhares se formaram a partir do reconhecimento da pluralidade de aspectos distintos que constituem o universo educacional: Afetividade, Ludicidade, Plano de Ações Articuladas, Ensino de Matemática, Educação Infantil, Globalização, Bullying, Educação Especial e Inclusão, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Construcionismo Social, História das Disciplinas Escolares, Meio Ambiente, Gestão Escolar, Políticas Públicas, Projeto Político-Pedagógico, Formação Continuada e Redução de Recursos.





























Este livro digital (E-Book) é o segundo volume de uma coleção que se propõe a refletir sobre a educação brasileira contemporânea. Tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais de debates sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática pedagógica da escola na atualidade. Temas como bullying, Pibid, sustentabilidade, práticas sociais em educação musical, multidisciplinaridade, crianças e mídia, literatura contemporânea, informática na educação, escola e o estado laico, serão tratados nesse segundo volume. Para nós, docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais interessa pensar os transbordamentos possíveis entre diferentes mas importantes temáticas que permeiam nossa educação. Foi com esse intuito que esse livro criado. É um prazer enorme poder compartilhar com você este livro, que foi organizado a fim de estimular pensamentos e diálogos sobre temas educacionais relevantes no contexto educacional atual. Para os textos desta publicação, convidamos grandes educadores e pesquisadores de variadas universidades que estão envolvidos no processo educacional da universidade pública brasileira. São pessoas de diferentes áreas do conhecimento e, cada um, com sua percepção e a partir do seu tema de estudo e de pesquisa, trouxe um olhar diferenciado e esclarecedor sobre nossas ações e uma série de questões tangentes. Te convidamos, portanto, para uma deriva pelas páginas, imagens e textos da obra. 

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